Série Vitaminas - Bolo de cenoura vitaminado








Olá cientistas da cozinha! Que bela foto, hein? é de um bolo de cenoura. Adoro esse bolo e é a especialidade de minha esposa (além da feijoada, da lasanha, da empanada e...rsrsrs) dá uma olhada nos ingredientes dessa dessa receita:

INGREDIENTES:
4 ovos;
1 xícara de cenoura ralada;
1 xícara de óleo;
2 xícaras de açúcar;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de fermento.

Se você é como eu que sou excelente cozinheiro mas minhas especialidades são outras (ovo frito, pipoca de microondas, batata frita..) então não vai perceber onde está a diferença entre esta e as outras receitas de bolo. Vou adiantar:


tchan tcharan! O ÓLEO!



Perguntei a todos a minha volta porque tem que adicionar óleo. Uns responderam: "porque está escrito na receita" outros: "sei lá" e alguns: "pra quê você quer saber isso?"

Fiquei desolado.

Percebi o olhar aflito, de quem tem algo a dizer, na face da minha sogra. Perguntei a ela: -A senhora sabe?

Quase me engasguei quando ela disse que era para a COR da cenoura sair!

Meu Deus! onde minha querida sogrinha está com a cabeça? A cor sair?

Quase me engasguei de novo quando pensei: -Peraí, a cenoura é de cor laranja, isso porque é rica em...

BETACAROTENO!! EURECA!

O betacaroteno é precursor da vitamina A, o que chamamos de pró vitamina A. A adição de óleo se justifica porque esse pigmento é lipossolúvel, só se mistura com óleo, não com água. Dessa forma a cor (pigmento) da cenoura se mistura ao óleo, podendo ser distribuído igualmente por todo o bolo.

Por isso ele tem um tom meio alaranjado!

Não é à toa que a cenoura tem essa cor não. O beta caroteno dá a cor alaranjada à cenoura, abóbora e outros vegetais dessa cor.

No organismo o betacaroteno é convertido em vitamina A, a carência dessa vitamina causa a cegueira noturna, além de ressecamento da córnea (xeroftalmia).



Se você tá pensando em se entupir de cenoura e outras fontes de carotenóides aí vai um aviso: vai ficar bronzeadinho, viu? é que esse pigmento estimula a produção de melanina (que pigmenta a pele) e ainda pode deixar sua cutis amarelada se ingerida em excesso. Ou você se esqueceu do famoso...







Cenoura e bronze!?!?







Benefícios da vitamina A:
É um antioxidante (neutraliza radicais livres);
Faz bem para os olhos;
Aumenta a imunidade e a elasticidade da pele;
Dá brilho aos cabelos e fortalece as unhas.

Agora eu vou pedir licença porque meu bolo ficou pronto, valeu? até a próxima!

Para saber mais, clique no link abaixo e assista a um vídeo interessante: http://www.youtube.com/watch?v=alVF4k6eGdk

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

8 comentários:

Patrícia P. disse...

Rsrsrsr Adorei o texto, de novo!

Unknown disse...

Ótimo texto... agora a pergunta... kd meu bolo?!

Anônimo disse...

vou botar pra paz fazer, ai mesmo que você não vai fazer desfeita hehehe

Hema disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Texto sen-sa-ci-o-nal, "matou" minha curiosidade.

Hema disse...

Texto sen-sa-ci-o-nal, "matou" minha curiosidade.

Unknown disse...

Queria saber se os nutrientes da cenoura se perdem na preparação do bolo ou se ainda se conservam?

@ninha♥ disse...

Hahaha eis a questão, por que colocavam óleo e não leite hahaha matou a charada

Postar um comentário