Já viu folha de cacto?

Olá, cientistas do semiárido!

Eu plantei alguns cactos no meu quintal há algumas semanas e disse para meu avô que os espinhos eram folhas modificadas. Meu avô olhou para mim, deu uma risadinha, tipo: hunf! e falou que folha é folha e que aquilo era ES-PI-NHO. Tá bom, vovô. Não tinha como provar, ainda mais que meu avô é daquele tipo que não adianta mostrar livro, trazer testemunha, nem dizer que jura. Ele quer quer VER PRA CRER. Deixei para lá. Afinal, como eu poderia mostrar essa adaptação? Não dá.

Depois de muita chuva em Salvador, fiquei preocupado com minhas plantinhas e fui dar uma olhada nelas. SURPRESA!!!!! Olha o que eu vi:


um pouco mais perto...



A folha está circulada e o espinho na ponta da seta.    Viu você, que não é mentira?!

Tanta chuva e tão pouco sol fez com que não fosse necessário, para o cacto,  manter os espinhos e então esses ficaram com aspecto de folha novamente para aumentar a área clorofilada da planta e melhorar a fotossíntese!

Bem... vejamos com mais calma...

Os cactos tem folhas modificadas em espinhos, para evitar a perda de água e o caule é bastante suculento, pois lá armazenam água. Isso é evolução, meu caro, não se esqueça de que onde os cactos vivem é uma seca danada hein? lembra da seleção natural de Darwin? pois é, essa é uma adaptação ao meio, mas ainda há no DNA desse incrível vegetal, a informação de que aquilo é uma folha, por isso meus cactos tiveram (momentaneamente) os espinhos "transformados" em folhas, mas é só o período de chuvas intensas acabar que os espinhos voltam, quer apostar?

Será que essas fotos serão suficientes para convencer meu avô?

Uma perguntinha para você que é esperto: Se as folhas dos cactos são modificadas em espinhos, então como eles fazem fotossíntese????
Ahá! pensa aí e coloca sua opinião nos comentários. Depois eu comento também!

Abraço e até o próximo post!!

Vi no:
BOTÂNICA. Introdução à taxonomia vegetal A. Brandão Joly, Companhia Ed. Nacinal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 comentários:

rafaela disse...

os cactos fazem fotossíntese pelo caule por que as suas folhas são modificadas em espinhos

Eric Machado disse...

Perfeito, Rafaela, é isso mesmo. É como se o cacto passasse para o caule a função que seria da folha e isso reduz muito a perda de água por evapotranspiração. Por que será? você sabe? alguém aí saberia me dizer?
Obrigado por participar, Rafa!
Abraço!

Gabriela Câmera disse...

Para realizar o processo da fotossíntese, a maioria das plantas abrem seus estômatos durante o dia para captar CO2 e fixá-lo à fase escura(ciclo de Calvin). Mas ao mesmo tempo em que captam CO2, a planta perde água. Como o cacto vive em lugares como os desertos, onde a presença de água é escassa, não se pode "desperdiçar" a água presente em seu suculento caule. Por tanto essa planta desenvolveu um mecanismo e passou a ser classificado como CAM. Esse mecanismo lhe permite fechar seus estômatos durante o dia(período de temperaturas mais quentes) para evitar a perda de água, e só abri-los durante a noite, permitindo a entrada de CO2 para o processo da fotossíntese.

Anônimo disse...

Bom diiia. Muito bem explicado. Agora me diz: e qnd o caule tem espinhos? O meu igual a fto so que n caule dele tem uns 5 espinhos e nas pontas das folhas tem uns e outros apontando. Amo minhas plantas. Aprendo muito com vcs. Obrigada desde já.

biel disse...

qual e a espécie desse cacto ?

Prof Eric Machado disse...

biel, não conheço essa espécie, mas me parece um tipo de palma, uma espécie do gênero Opuntia.

Postar um comentário