Lagartixa. Do ovo ao cocô.

Olá, cientistas paparazzi!
Olha que figura eu encontrei no meu quintal ontem:É um calango. Você não vai acreditar o que ele estava fazendo quietinho aí grudado na parede...


N°2!!!

Mas... peraí, pelo que eu saiba calango não faz xixi. Então não podemos chamar esse troço de n°2, né? Talvez possamos chamar issode n°3, já que o calango faz os dois ao mesmo tempo, né?

Nao sabia? então note que tem uma partezinha branca na ponta da seta.

Viu? é ácido úrico, o mesmo que é encontrado na "titica" da galinha, pombo...

Sabe porquê esses animais não fazem xixi?

Vamos fazer uma regressão na lagartixa para entender um pouco mais isso... Pronto. A lagartixa está no OVO. Há algumas estruturas importantes para manter o embrião até o momento da eclosão. Vejamos...


Os ovos são recobertos por casca rígida, revestida no seu interior pelo âmnion, portanto, já não dependem do meio aquático para evitar a perda de água e a casca é porosa, para a troca gasosa.



Córion e alantóide são estruturas que participam da troca gasosa. O alantóide armazena produtos da excreção do metabolismo das proteínas pelo embrião. Aí a gente precisa entenbder uma outra coisa...


Os seres que vivem em meio hipotônico, como os peixes de água doce, excretam amônia como produto do metabolismo das proteínas, que é muito tóxico, mas eles podem diluí-lo em bastante água, sem problema.


Os seres que vivem em meio hipertônico, como os peixes de água salgada, ou os que vivem em meio terrestre, como nós, precisam converter essa amônia em uréia, pois é menos tóxico e não vai ser necessário diluir em tanta água assim. Dessa forma a gente evita a desidratação.


Agora imagine a situação difícil para os seres que passam parte da vida em um lugar chamado OVO! Uma substância tóxica pode matar o animal! Aí vem a sabedoria da natureza:


Os animais que põem ovos, como esse calango aí em cima libera ácido úrico, junto com as fezes. É esse pedacinho branco em meio às fezes escuras. O ácido úrico é ATÓXICO. Não oferece perigo ao embrião. Aí essa forma de excretar é mantida no animal adulto.


Entendeu?


Um abraço e até o próximo post!


Vi no:


http://www.joesio.blogspot.com/ (imagem do túnel do tempo).


Sônia Lopes. BIO, vol.2. ed. Saraiva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

18 comentários:

Sra.Bates disse...

ahaahhhaahhaahahhaha! excelente!

Anônimo disse...

Muito obrigada, estava desesperada achando que tinha rato no meu quintal, mas achei estranho essa parte branca no coco, e como na minha rua é lotado de calango, esxiste grande chances de ser coco de calango!!! fiquei mais aliviada!!

Anônimo disse...

Poxa....valeu a explicação, tb tava desesperada achando que tinha rato na minha sacada...ufa!!!!

Anônimo disse...

Eu também!!! Achei que fosse rato e agora estou mais aliviada! Valeu pela explicação apurada.

Anônimo disse...

gostaria de saber se as fezes da lagartixa mata? meu bebe comeu...to apavorada!!!

Anônimo disse...

Tbm estava pensando em ratos... Ufa
Mas essas fezes transmitem algum tipo de doença?

samira disse...

Vc sabe me dizer se fede?

Unknown disse...

Fui beber água de madrugada e vi uma fezes na parede. Pensei que fosse de rato mas achei o blog! Muito obrigada por sanar minhas dúvidas. Só tenho mais uma questão que não consigo entender... por que uma formiga "roubaria" o tal ácido úrico da lagartixa???

Unknown disse...

Salvou mais um

Isadora Nascimento disse...

Salvou mais uma aqui tmb! Muito util. Tmb pensei que pudesse ser fezes de rato e fiquei bastabte assustada. Parabens pelo conteudo!

Geovana disse...

Adorei o post vi um coco com pedaço branco na ponta e imaginei que fosse delas mesmo !Kkk

Unknown disse...

Vi agora mesmo fezes encima do fogão mais precisamente na troca
toalhinha que cobre o fogão quando está fechado, também fiquei aliviada,ao saber que era de lagartixa,obrigada

Unknown disse...

Que alívio,saber que o que eu vi é fezes de lagartixa,obrigada

Unknown disse...

Achei um coco em cima de um lençol dobrado no sofá,
Será que ela passou em cima dele,
Ou fez cocô lá de cima mesmo?

Anônimo disse...

Boa tarde. Eu gostaria de saber o seguinte. Na cozinha da casa de meu primo, tem um forro de PVC, na zona rural. O forro está cheio de calangos, eles estão vivendo no forro... são mais de 10 calangos. Estou preocupada de transmitir alguma contaminação. As pessoas dizem que eles comem animais como escorpiões e aranhas, e que eles não transmitem doenças aos humanos. Meu primo tem 2 filhos pequenos. Poderia me dar uma luz?

Lulu disse...

Solvou mais uma, pensei q fosse rato pois achei estranho a parte branca nas fezes, depois pensei em pombo. Mais como não é constante aparecer esse tipo de fezes aqui na verdade foram 5 vezes. A minha maior preocupação é pq tenho cachorros e a água deles tende a ficar exposto 24 horas. Fiz uma pesquisa e encontrei seu blog perfeito me aliviou a alma muitíssimo obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde Esta pontinha branca está sempre presente nas fezes da largatixa? ou pode apresentar um cocô sem a parte branca?

Cristiane disse...

Muito obrigada pelo post! Realmente me deixou aliviada, penseique fosse rato, mas lagartixa eu amo, podem invadir minha casa, por isso que aqui não tem aranha marrom, e vivo no Paraná, onde tem muita aranha. Deus salve as lagartixas!

Postar um comentário