O mistério do pé grande!

Olá, cientistas do quintal!

Eu sempre achei estranho um pé de jambo que tem lá no quintal da casa de meu avô, eita troço gigante! parece um enooorme guarda chuva!

Porquê ele cresce tanto na direção horizontal assim?

Ninguém acreditava quando eu dizia: "-Rapaz, na casa de meu avô tem um pé de jambo maior que esse pé de manga aí." Todo mundo fazia graça, pensando que era cuiúda (mentira em interiorês).

Até eu já tava achando que podia ser apenas impressão minha, quando vi meu avô podando a árvore, então...

... eu pensei... pensei... doeu um pouquinho, mas eu pensei... e... acho que encontrei uma possibilidade!

Vamos lá:

O hormônio de crescimento das plantas são as auxinas, e são produzidas naquela região que muitos chamam de "olho", que é a gema apical (em interiorês). Todo hormônio que é produzido lá é distribuído por toda a planta e apresenta respostas diferentes em cada órgão:

Raiz, por exemplo, tem seu crescimento estimulado por concentrações baixas de auxinas;

o crescimento dos caules, em contrapartida é estimulado por maiores teores de auxinas que a raiz;
veja no gráfico abaixo:


Parece complicado, mas você vai entender, veja bem: Note que a concentração de AIA (a principal auxina) aumenta à medida que percorremos o gráfico horizontalmente e para direita.
O crescimento de cada órgão é inibido ou estimulado e podemos acompanhar isso seguindo o gráfico verticalmente. Agora observe que a porção mais à esquerda, que tem pouco AIA, estimula o crescimento da raiz e conforme o deslocamento para a direita há diminuição do estímulo até inibição. conforme a concentração de AIA aumenta percebemos que há um estímulo do crescimento do caule até que se aumentar mais acaba inibindo, tudo tem limite, né?
Agora vamos revisar como atuam as auxinas, acompanhando a famosa experiência de Went:




Went retirou o ápice da plântula (coleóptilo) e isso inibiu o crescimento. Mas, para provar que não é a simples presença do coleóptilo que faz a plântula crescer e sim uma substância produzida por ele, Went colocou o fragmento em ágar. Depois de um tempo, retirou e o ágar foi colocado na parte seccionada da planta, que voltou a crescer.
Tem mais: ao colocar o ágar (ou o próprio coleóptilo) em um lado apenas da planta, esse lado é estimulado e a parte que está crescendo mais dobra-se sobre a outra, como mostrado na parte inferior da figura.
Pronto! agora você se lembra que as auxinas são hormônios de crescimento das plantas e que são produzidas pelas gemas apicais. O principal é o AIA.
Lembra que eu falei do "olho" da planta? Ali é a principal fonte de produção. Essa gema é dominante sobre a produção de AIA em relação às demais. Tanto que se for podada, haverá um crescimento acentuado dos ramos laterais da planta.
Aí eu penso, será que essa é a explicação para o crescimento do jambeiro do quintal do meu avô, o "famoso pé grande"?
Ufa! esse post foi grande, né? agora é com você! tem muito mais coisa interessante sobre fitormônios. Consulte Sônia Lopes, César e Sezar, Amabis e Martho, José Luis Soares, e outras feras que vivem na biblioteca e até o próximo post!
Abraço, Prof. Eric
Vi no:
César e Sezar, ed. Saraiva (Experiência de Went);
crentinho.wordpress.com (gráfico AIA).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário