Pão alcoólico

Olá, cientistas da padaria!



O dia das mães para mim foi bem movimentado: logo pela manhã dei o presente da minha esposa, que me retribuiu com um delicioso bolo de cenoura (aquele, do post "Bolo vitaminado, lembram?).


Depois nós levamos o presente da minha amada mamãe, que me agradeceu oferecendo uma ótima moqueca de peixe (hummm...).
Por fim, deixei minha esposa na casa da minha querida sogra, que me ofereceu um pão caseiro ma-ra-vi-lho-so! não resisti e pedi a receita.


Aí você já sabe, né...


Estava lá na receita o tal FERMENTO BIOLÓGICO, que nada mais é que microorganismos fermentadores (leveduras), até aí, tudo bem, você sabe também que eles são responsáveis por fazer o bolo crescer. Ok, mas... você, como um bom cientista do cotidiano deve se perguntar: COMO eles conseguem fazer isso?


Vamos lá:
O fermento é misturado à massa e precisa "descansar" por um tempo, para a massa crescer.


Você já pensou que a expressão "descansar" é completamente inapropriada? claro! as leveduras estão em intensa atividade nessa hora, "queimando" o carboidrato da farinha de trigo para gerar energia por um processo chamado FERMENTAÇÃO. Vamos lembrar do processo? Olhe esse esquema e perceba que a glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Esse ácido pirúvico perde carbono na forma de gás carbônico e recebe hidrogênio do NAD. O produto final é o álcool etílico (Etanol). Tudo isso ocorre sem presença de oxigênio, e, portanto, fora da mitocôndria, no citoplasma da célula.
Viu? é exatamente essa liberação de gás carbônico que empurra os grãos de farinha na massa, fazendo-a crescer. Sacou? compare com a fermentação lática, que não há liberação do gás, o produto final é o ácido lático e tem 3 carbonos.


Tem mais uma coisa: Por que será que eu não fiquei bêbado após comer quase todo o pão da minha sogra? lembre-se de que esse tipo de fermentação é usado também na fabricação de bebidas alcoólicas, hein?!


Aí eu vou deixar para você responder. Vá em comentários e deixe sua opinião. Depois eu deixarei a minha, combinado?




Abraço e até o próximo post!


Lembre-se que a farinha de trigo é rica em carboidrato e que as leveduras (o fermento) precisa


Vi no:


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Eric Machado disse...

Rsrs não resisti e coloquei a resposta no saiba mais, no canto superior direito do blog. Abraço!

.: liv :. disse...

Cadê a resposta? Não achei onde vc falou...

Postar um comentário