Refletindo sobre a COVID-19

Olá, cientistas do isolamento!

O tema COVID é inesgotável. Já temos postagens aqui no blog sobre esse tema. E é importante que a gente continue a tratar dele, afinal esse vírus constitui uma pandemia implacável que quase paralisou o mundo.

Hoje temos a contribuição da professora Camila sobre esse tema.

Boa leitura!

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos conhecer e refletir melhor sobre o coronavírus, vamos compreender o que é COVID-19, como ele age no nosso organismo e como podemos combatê-lo, vamos lá?

Vocês sabiam que o coronavírus faz parte de uma família chamado de Coronaviridae? Então, ele participada de um gênero que habitualmente infectam mamíferos, se originando em morcegos. Possui um genoma (local onde está todas as informações genéticas), formado por uma cadeia de RNA (ácido ribonucleico) enrolado em proteínas, além de uma camada derivada de membranas celulares. É um vírus que não é muito amigo dos sabões e detergentes, vocês sabem por quê? Vou explicar, pois o vírus como a COVID-19 por exemplo, possui uma camada lipoproteica, ou seja, formado por proteínas e lipídios, e não sabemos que os lipídios são gorduras?  Então, aquela mesma gordura que vocês eliminam da panela através do detergente quando acabam de fritar um ovo por exemplo, é mesma gordura do COVID que é “eliminada” quando vocês lavam as mãos, pois os detergentes tem a capacidade de interagir tanto com a água quanto com a gordura, fazendo com que essas gorduras sejam removidas, por isso a importância de lavar sempre as mãos quando chegar em casa, antes e depois de tirar a máscara, comer e assim por diante, pois elas podem ser um dos principais meios de transporte do vírus para os nossos olhos, nariz e boca.

Então, o que acontece quando deixamos o vírus entrar em nosso organismo? O vírus quando adentra nosso corpo passa por um período de incubação, ele se multiplica nas partes do sistema respiratório sem que a gente consiga perceber. O tempo vai passando e logo ele se espalha, fazendo com o que o nosso corpo reaja a essa intrusão, trazendo sintomas que muitos de vocês já ouviram falar ou até mesmo presenciaram com algum familiar, amigo ou com o próprio organismo, como tosse seca, fadiga, falta de ar, perda do olfato e paladar, febre e entre outros. Temos que lembrar que o nosso corpo possui o chamado sistema imunológico, com nossas células de defesa, que geralmente conseguem combater de forma eficiente o vírus. Porém, nem sempre nosso sistema imunológico sozinho, de forma natural ativo é o suficiente, então temos a ajuda das vacinas.

As vacinas, são imunizações artificiais ativa, que atuam como antígenos que é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos (que são moléculas que atuam na defesa do nosso organismo), de forma inofensiva, estimulando assim a memória imunológica em nosso corpo. E, quando o nosso organismo, entra em contato com o vírus real eles os combatem de forma eficaz. No Basil atualmente, foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a vacinação da população, as vacinas da Janssen, Coronavac, AstraZeneca e a Pfizer.

Espero que vocês tenham entendido galerinha, e fica uma dica para vocês mantenham o distanciamento social, se puder fiquem em casa, não esqueçam de lavar bem as mãos e usar o álcool em gel e as máscaras de forma correta, tudo bem? E assim que puderem não percam a oportunidade de se vacinarem, pois como podemos entender, as vacinas salvam vidas! Até a próxima.

Fontes:

https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-coronavirus-covid-19-sarscov-2-e-outros-um-ponto-de-vista-virologico/

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/102-como-o-coronavirus-age-no-organismo

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/coronavirus/vacinas-contra-a-covid-19-o-que-voce-precisa-sab-1#1.%20Como%20funciona%20uma%20vacina?

Imagens:

https://veja.abril.com.br/saude/covid-19-o-verdadeiro-papel-do-sistema-imunologico-no-ataque-a-doenca/

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/08/qual-a-eficacia-das-principais-vacinas-contra-a-covid-19

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário