Água!

Olá cientistas do dique!

Hoje é o dia mundial da água. Você sabe qual a jornada da água até chegar a nossas casas? hummm... já pensou nisso antes? não?! deve ser por isso que você adora cantar no chuveiro né? vamos tentar rastrear esse petróleo insípido, incolor e inodoro:

Toda empresa fornecedora de água, no caso da Bahia, a EMBASA (empresa baiana de água e saneamento) precisa retirar água de manancial, que no caso de Salvador são 4 mananciais. Depois de captada a água precisa ser tratada na ETA (estação de tratamento) onde as impurezas são removidas. Depois de uma série de etapas, há a adição de cloro, que tem ação bactericida (mata bactérias - o mesmo que fazemos ao deixar frutas e verduras "de molho" em solução de água com água sanitária, lembra? tá, depois a gente fala sobre isso...).

A etapa seguinte é adição de flúor, para tentar proteger a população contra a cárie.

Pronto! esse é o resumo. Mas você não está contente, quer saber mais! Afinal, vocêé um cientista do cotidiano!!

Posso ver nos seus olhos e testa franzida que você quer saber o que acontece com a água ANTES dela chegar ao manancial. Adivinhei?

Ok, vejamos...

hoje, pela manhã eu estava lendo o jornal, quando minha prima passou por trás de mim, viu a manchete do jornal dizendo: "...conheça a jornada da água que consumimos..." ela logo disse: "-Começa pela chuva, né? dãã". Eu ri quando vi que o jornal começou a falar que o início é a captação dos mananciais, mas, de repente, pensei que ela pode estar certa!

Veja, o sol esquenta a água dos rios, mares, poças, roupas no varal, cuspes no chão (eca), cabelos molhados... etc... esse vapor sobe, sobe, sobe, até chegar em regiões muito frias da atmosfera, quando condensa, formando nuvens (que são água na forma líquida mesmo, viu? nuvem não é gasosa não, veja a imagem 1 abaixo. É a mesma coisa). Quando muitas gotas se juntam elas precipitam (chuva!). Aí fica fácil de entender, a água vai para rios, lagos, infiltra no solo indo direto para os lençóis freáticos... Esse é o ciclo da água. Simples né? olha o resumo na figura 2:

Nossos mananciais estão cada vez mais poluídos. Precisamos preservar essa preciosidade.

Para saber mais:

http://www.embasa.ba.gov.br/

Até o próximo post!

Vi no:

http://www.sketchupbrasil.com/ (imagem 1, copo com gotículas)
http://www.eugenialima.blogspot.com/ (imagem 2, ciclo da água)
Linhares, S. e Gewandsznadjer, F. Biologia. 1ªed. ed. Ática, 2008. (Bibl. consultada)
Jornal A Tarde de 22/03/11.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Isabelle Pryscylla disse...

Parabéns Erick pelo blog...
tá muito bom!!!

Eric Machado disse...

Obrigado, Belle.
Abraço.

Patrícia P. disse...

Os posts estão ótimos mesmo! Tem que divulgar mais! ;)

Abç!

Postar um comentário