Você conhece o calango?

Olá, cientistas do quintal! Ontem meu Luan (meu filho de 5 anos), me perguntou o que é calango. Eu falei que é um bicho parecido com a lagartixa e que tem vários no quintal de nossa casa. Dê uma olhada na foto:

Já viu um, né? adoram ficar nos muros caçando moscas.


Depois que eu falei, Luan fez uma cara de felicidade e disse: "Já sei! já vi um monte no quintal!" e continuou: "mas, porque eles nunca saem à noite? só vejo muitos de manhã cedo e quando vou almoçar eles só ficam na sombra."


Ahá! meu filhinho é realmente um cientista do cotidiano! que sacada do menino.


Vejamos:


Os calangos são répteis, portanto, ECTOTÉRMICOS. Ou seja, precisam do calor (TERMO) que vem do ambiente, de fora (ECTO) para regular sua temperatura. Os mamíferos e aves são ENDOTÉRMICOS, pois conseguem gerar calor a partir do seu próprio metabolismo (ENDO=DENTRO).


Os répteis, à noite não estão muito ativos, pois não há sol para mantê-los aquecidos e acelerar seu metabolismo, mas quando o sol nasce eles precisam se apressar para ficar "de molho" sob o sol. Notem que eles ficam perpendiculares à direção dos raios para captar mais radiação e acelerar o aquecimento. Ao meio dia o sol está muito forte e eles procuram sombra para não esquentar demais. Pense que até os endotérmicos precisam se preocupar com o excesso de temperatura. Sabe aquela febre de 40°C? pois é, pode desnaturar as proteínas do corpo e até levar à morte, não é diferente no caso dos calangos.


Então a gente já sabe: ENDOTÉRMICOS: fonte de calor interna.


ECTOTÉRMICOS: fonte de calor externa.

Um abraço e até o próximo post!

Vi no:


imagem: http://www.brasilnature.com.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Patrícia P. disse...

Pai coruja! rsrs

Teremos então um futuro biólogo? ;)

Abç!

Eric Machado disse...

Rsrsrs. Estou tentando não influenciar, Paty. Tentando, mas...

Anônimo disse...

que mentira que luan não iria falar isso tudo !! shausaushausa
ta muito bom, gostei ^^

beijos, isadora.

Postar um comentário