Jacaré siliconada.

Olá, cientistas plásticos!
Tem gente que gosta de desenhar, e Luan, meu filho de 5 anos, é um deles. Acho que vai ser um artista plástico, mas, de arte abstrata porque ele inventa tanta maluquice! veja a última: ele desenhou um monte de riscos e áreas pintadas num papel e foi me explicando o desenho: "Pai, aqui é a cabeça do jacaré. Aqui é a outra cabeça. Aqui são os olhos. E... aqui... são os peitos!"

(Duas cabeças, tudo bem, até que poderia, mas peitos! impossível rsrsrs )

Eu perguntei: "Peitos?!" então fomos procurar imagens de jacarés na internet e constatamos que jacarés não tem peitos. Aí Luan me fez a pergunta que eu torcia para ele não fazer: "Porquê Jacarés não tem peito, paaaaai?!?"

Vamos responder à pergunta de Luan, então:

Primeiro: o que são os peitos? glândulas mamárias. Sim, claro, nem tudo lá dentro é glândula, tem gordura e outras estruturas também, como ductos que conduzem o leite, bla bla bla... por isso, nem sempre a vaca com maior úbere produz mais leite, pode ser muita gordura lá dentro. Úbere é todo aquele conjunto onde estão inseridas as tetas.

Segundo: para que servem essas glândulas mamárias? para amamentar os filhotes, ora! (tem também uma participação em outro momento, como zona erógena, mas isso Luan não precisa saber ainda, né?)

Terceiro: Jacarés são RÉPTEIS! e répteis são ovíparos e não possuem glândulas mamárias, nem pelos, nem glândula sudorípara, nem glândula sebácea. Quem tem isso tudo são os mamíferos, pescou?

Ahh agora entendeu, né? então eu vou provocar: esse bicho aí abaixo é um ornitorrinco. Ele tem pelos, possui glândulas mamárias e põe ovos. E aí? é mamífero, réptil ou ave?


um abraço e até o próximo post!

vi no:

http://www.educacional.com.br/ (imagem ornitorrinco)
Bio Sônia Lopes vol. 2, ed. Saraiva, 2ª edição.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário