Transportando conhecimento.

Olá, cientistas concurseiros! Eu confesso que me rendi aos encantos do funcionalismo público e me matriculei em um curso preparatório para concurso. Tem me ajudado bastante, sabe... principalmente em relação aos conhecimentos da área de legislação, que é bem chatinha!

Hoje eu me sentei numa carteira e, do lado, havia uma mulher que exalava um perfume sufocante! eu estava quase desmaiando com o cheiro tão forte, então pensei: "-prefiro um fedor fraquinho do que esse perfume tão forte!"

PRA QUÊ?!     Entrou e sentou-se bem ao meu lado uma senhora fumante que era nicotina puuuura! sabe o que é puuura?! pois é. Era ela.
eu não conseguia me concentrar em nada!

De repente, como se fosse de propósito... a perfumada falou bem assim:    "-Olha... o professor tá repetindo tanto esse assunto que..." aí a alcatrão completou: "-Que vai entrar por OSMOSE! HA HA HA"

Vixe! na hora eu até saí da pane olfatória! Percebeu que a biologia me persegue? elas estão falando de TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS PELA MEMBRANA!! sacou não, né?      veja bem:

O perfume e o fedor são gases e DIFUNDEM-se pelo ar tranquilamente, partindo de onde está mais concentrado (minhas coleguinhas) para onde está menos concentrado - minhas narinas - dizemos que é a favor do gradiente de concentração.

Do mesmo jeito que um gás passa livremente pela membrana celular, não é? sem gasto de energia: TRANSPORTE PASSIVO, do tipo: DIFUSÃO SIMPLES. facin facin. O mesmo acontece com íons e outras substâncias de baixo peso molecular.

 Eu, pelo contrário, estava entre elas, sofrendo com todo aquele cheiro, me esforçava muito para transportar as informações da aula para dentro da minha cabeça, como a membrana celular faz o TRANSPORTE ATIVO, ao passar, com dificuldade, substâncias de alto peso molecular, às vezes até deformando a membrana para fazê-lo, como na FAGOCITOSE (que é a endocitose de partículas sólidas) e PINOCITOSE (que é a endocitose de substâncias líquidas) ou a BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO (que possibilita a membrana a passar íons sódio e potássio CONTRA O GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO, nesse processo há muito gasto de ATP (energia) pois no transporte há gasto de energia, seja pela dificuldade por causa do tamanho da substância, seja porque a passagem é feita contra o gradiente de concentração (de onde tem menos para onde a "muvuca" é maior). Olha um exemplo de fagocitose aí:


A tão citada OSMOSE é a DIFUSÃO SIMPLES, mas no caso específico da água e só a água. Exatamente como as pessoas dizem: transporte simples, sem gasto de energia. Não foi isso que minha colega tentou dizer na sala, no início do post?

Por falar em sala de aula, tem sempre aquele aluno (que não é seu caso, claro) que quer fazer a prova usando um "facilitador", né? pode ser uma cola ou olhando a prova do colega do lado. Esse aí me lembra a DIFUSÃO FACILITADA, ou seja, passagem sem gasto de energia, portanto um transporte passivo, mas por causa de um agente facilitador (a cola). No caso da célula, é uma proteína de membrana que facilita a passagem de alguma substância que não conseguiria a transpor sem ajuda.

Veja  aimagem abaixo:

Note que a primeira situação é o TRANSPORTE ATIVO, pois tem gasto de energia. a segunda situação não gasta ATP, então é TRANSPORTE PASSIVO, mas usa uma proteína de membrana, um canal, então é do tipo DIFUSÃO FACILITADA. A terceira é o TRANSPORTE PASSIVO, pois não tem gasto de energia do tipo: DIFUSÃO SIMPLES.

Um abraço a até o próximo post!

Vi no:
http://www.mbiocel.files.wordpress.com.br/ (figura dos três transportes juntos)
Linhares e Gewandsznadjer, Biologia vol. único.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Patrícia P. disse...

To sempre aprendendo com vc! rs

Abç!!

Postar um comentário