A menor parte dos seres vivos

 Olá, cientistas do cotidiano,

Em mais uma contribuição da Profa Rosenáira, ela pretende falar sobre A MENOR UNIDADE DOS SERES VIVOS. Na postagem anterior ela havia mosrtado a divergência que há na ciência acerca do entendimento se um vírus é ser vivo ou não. Essa diferença está justamente na ausência dessa unidade que a Profa Rosenáira nos traz em mais um texto.

Boa leitura.


Olá, pessoal!

Vocês já se perguntaram qual a menor parte estrutural dos seres vivos? Hoje iremos falar um pouco sobre esta pequena parte, elencando algumas de suas características, classificação e funções.

Respondendo a pergunta inicial, a menor parte dos seres vivos com forma e função definida é a célula, que por esta razão é denominada como unidade estrutural. As células são tão pequenas que só foram observadas pela primeira vez em 1685, pelo cientista inglês Robert Hooke. Mas se elas são tão pequenas, como Hooke conseguiu observá-las? Bom, Hooke fez suas observações das células pela primeira vez com o auxílio de um microscópio. A partir de uma cortiça ele observou pequenas cavidades e as nomeou células (do latim cella, lugar fechado,  pequeno cômodo). Interessante, não é mesmo? No entanto, surge a pergunta: quando Hooke observou a cortiça, ele viu as células da mesma forma que sabemos como elas são hoje em dia?

Não, Hooke, ao observar a cortiça no microscópio, viu apenas a parede celular das células mortas, e foi somente a partir de 1820 que outras descobertas sobre as células foram feitas, sendo visualizado, nessa época, o núcleo celular. Em 1830 um botânico e um zoólogo concluíram que as células são as unidades básicas das plantas e dos animais, surgindo assim a teoria celular. Ao longo do século XIX, outras descobertas sobre as células foram feitas e hoje em dia sabemos que elas são compostas basicamente por: uma membrana celular, um citoplasma, um núcleo e organelas. 

Porém, apesar das células terem basicamente a mesma composição, elas possuem diferenças que permitem classificá-las em dois grupos. Quais são eles?

 

Células procariotas: que não possuem um envoltório nuclear; seu material genético está disperso no citoplasma, não possuem histonas nem organelas envoltas por uma membrana. As bactérias são seres unicelulares procariontes.

Células eucariotas: possuem dupla membrana em volta do núcleo e histonas associadas ao material genético e possuem organelas membranosas. As plantas, animais, fungos e protozoários são organismos encariontes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário